sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MODELO DE PROJETO CIENTÍFICO


PROJETOS CIENTÍFICOS


·        Serão aceitos PROJETOS EM GRUPOS de 03 (três) a 06 (seis) participantes.
·        Todos os projetos deverão ter a participação de 1 (um) Professor Orientador.

Descrição dos documentos:

A) Resumo: Deverá ser escrito em Português contendo, no máximo, 400 palavras. Juntamente com as cópias impressas e por email (xxiisemanacultural@gmail.com. O resumo deverá ser digitado no editor de texto WORD em fonte “Arial 11”, espaço simples.

Deverá incluir:
- Introdução;
- Metodologia;
- Resultados;
- Considerações Finais.

B) Modelo(EXEMPLO):
Título: FRUTAS SILVESTRES DA CAATINGA – PRESERVAR PARA ALIMENTAR E PREVENIR PATOLOGIAS HUMANAS.
Autores
Luana Oliveira Santos 1
Evanir Araújo de Sousa 1
Francisco Glauber da Silva1
Gerciê Oliveira Castro 2

1 Alunas da E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro
2 Professor de Biologia da E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro

INTRODUÇÃO:
A caatinga se destaca por sua riqueza na diversidade vegetal a qual deve ser preservada em função do grande potencial alimentar e medicinal das frutas silvestres. Numa relação homem e ambiente está presente também à dependência onde o homem retira da natureza todos os recursos pra a sobrevivência da humanidade. O desconhecimento sobre as espécies frutíferas nativas do Brasil é algo cultural, conforme mostra alguns levantamentos bibliográficos, mas que apresenta uma riqueza de nutrientes importantes para a dieta humana. Este estudo objetivou promover mudanças nos hábitos alimentares da população deste Município como forma de pensar políticas de preservação ambiental bem como alimentar e prevenir várias patologias humanas.
METODOLOGIA:
No desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos e professores se sensibilizam para pensar e tomar iniciativas de preservação do meio ambiente, especialmente o bioma em estudo. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizado um levantamento da diversidade de frutas silvestres através de formulário, e posteriormente um mapeamento na região de Trairi, sendo estas coletadas conforme o período de safra, acondicionadas e posteriormente fabricados algumas iguarias. Conforme o levantamento bibliográfico quanto à taxonomia, foram ainda pesquisados o princípio ativo de cada uma para descobrir o seu potencial medicinal. Conforme o cronograma de ações, esta etapa culminará com a produção de Herbário e um Atlas de botânica escolar que servirá para o acervo de pesquisa de alunos.
RESULTADOS:
Neste levantamento preliminar, foram identificadas taxiomicamente 20 espécies de frutas, distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Destas, todas são utilizadas na alimentação humana, 13 possuem aplicabilidade medicinal e todas contribuem de forma significativa na preservação deste importante bioma: a caatinga. A produção de iguarias como doces, bolos, sucos, sorvetes, sucos são as formas mais comuns no processo de industrialização como forma de inserção a práticas econômica e ecologicamente correta.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Os recursos naturais da caatinga possuem um grande potencial ambiental e econômico, desde que aja um manejo ecologicamente correto, atendendo não só os anseios da população, mas, sobretudo, práticas de preservação do Meio Ambiente. O projeto de preservação das frutas silvestres da caatinga, neste estudo preliminar mapeou 20 espécies das árvores frutíferas nativas ou adaptadas no semi-árido, distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Das espécies identificadas 13 possuem aplicação medicinal, 20 são utilizadas na alimentação humana e todas contribuem significativamente na preservação ambiental do bioma caatinga.

Palavras-chave: Preservação – Caatinga – Alimento – Aplicação medicinal.

Um comentário: